sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Inclusão no laboratório de Informática do Colégio Estadual Ramiro Braga - BJ


O laboratório de Informática do Colégio Estadual Ramiro Braga, em Bom Jardim, desenvolve projetos que levam os alunos a: fazer pesquisas, com orientação; participar de oficinas; fazer provas online com resultado na hora, entre outros. Porém, esta notícia tem o enfoque sobre o trabalho de inclusão desenvolvido nesta escola com um aluno que não enxerga, chamado Felipe e que vem obtendo ótimos resultados. O laboratório utiliza com este aluno o programa DOSVOX, que foi criado pelo professor da UFRJ, Antônio Borges, o qual a tempos recebeu uma aluna que não enxerga e viu a necessidade de se criar um programa para essa clientela. Esse programa veio sendo aperfeiçoado e hoje as pessoas que fazem parte da equipe deste professor, que conserta computadores, também não enxergam. O DOSVOX recebe comandos através do mouse ao ser clicado nas diferentes tarefas que podem ser feitas e que são ouvidas pelo fone, apertando "enter" na escolhida. É um trabalho muito interessante, no qual o aluno adquiriu grande autonomia, realizando pesquisas com a turma e trabalhos digitados como qualquer outro aluno. Conversando com Luciana que coordena o laboratório, esta disse: "Quando recebemos o aluno, procurei saber de um teclado especial e descobri uma coisa interessante: que não é necessário outro teclado, pois todos eles tem em alto relevo um símbolo nas letras F e J, e é por eles que a pessoa cega se orienta, além disso o aluno não se adaptaria a outro teclado se este fosse diferente do que estava acostumado."

Tela do programa DOSVOX


3 comentários:

  1. Dayna, sua notícia mostra que quando há boa vontade de alguém,a inclusão torna-se possível e bem realizada. Sua notícia é um ótimo exemplo de de respeito e cidadania.
    Parabéns!!!

    Regianna ( Regi)

    ResponderExcluir
  2. Dayana,
    é muito bom saber que existem pessoas que trabalham visando o bem estar de todo e qualquer ser humano independente de suas necessidades.
    Parabéns ao Colégio Estadual Ramiro Braga por essa iniciativa.

    ResponderExcluir
  3. Dayana, gostei muito da elaboração da notícia, bem como das imagens disponobilizadas...
    Esta notícia mostra a preocuação existente em nossa cidade com a inclusão.
    Parabéns pela abordagem!!!!!

    ResponderExcluir